De guardiã pra guardiã, passe essa mensagem adiante: exames preventivos podem salvar vidas.

  • Compartilhar:

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem mais de 90% de chance de cura. A prevenção primária está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos preventivos. Por isso, consulte regularmente seu médico. O diagnóstico precoce ainda é o melhor tratamento.

Veja aqui algumas dicas para prevenir um câncer de mama:

  • 28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados adotando hábitos de vida saudáveis, como: praticar atividade física regularmente, manter o peso corporal saudável, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas.
  • Amamentar também protege contra o câncer de mama e deve ser estimulada, quando possível, pelo maior tempo possível.
  • O uso da mamografia como medida de rastreamento, é a medida mais efetiva para reduzir a mortalidade pelo câncer de mama.
  • O Ministério da Saúde e o INCA recomendam que mulheres de 50 a 69 anos façam mamografia a cada dois anos. Já a Sociedade Brasileira de Mastologia indica o exame anual a partir dos 40 anos. Com menos de 40 anos, a mamografia não se mostra efetiva, devido às características das mamas das mulheres mais jovens.
  • Mulheres com risco elevado, como histórico familiar, devem conversar com o seu médico para avaliação e planejamento individualizado de exames de imagem preventivos.
  • O autoconhecimento é muito importante. Saber o que é normal em seu corpo, nas suas mamas, e quais as alterações consideradas suspeitas. Tudo isso é fundamental para a detecção precoce da doença.
  • Conheça seu corpo, observe e palpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de aprender uma técnica de autoexame ou de seguir uma periodicidade regular e fixa.
  • Em todas as idades, sempre que perceber alguma alteração suspeita nas mamas, é importante procurar logo um serviço de saúde para avaliação. As principais alterações suspeitas de câncer de mama são: mudança na aparência, posição ou formato do mamilo (bico do peito), saída espontânea de líquido de um dos mamilos, pele da mama vermelha ou parecida com “casca de laranja”, nódulo mamário de consistência endurecida e fixa ou que vem aumentando de tamanho e pequenos nódulos no pescoço, ou nas axilas (embaixo dos braços).

O câncer de mama masculino, embora pouco frequente, vem aumentando e a idade média de ocorrência é de 65 a 70 anos. Os sintomas do câncer de mama no homem são semelhantes ao do sexo feminino.

O autocuidado vai muito além da estética. É ter corpo e mente saudáveis e fazer dos hábitos de saúde parte da rotina diária. Realize suas consultas anuais, porque os exames preventivos ainda são a melhor forma de saber se está tudo bem. E, se não estiver, pelo menos é possível detectar o problema em seus estágios iniciais.

Procure sua (seu) médica (o). Faça exames preventivos. E passe essas informações adiante. O diagnóstico precoce pode salvar vidas. A informação também.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer – INCA, https://www.gov.br/inca/pt-br e Instituto SonHe, www.sonhe.med.br