Você sabia que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros? Por isso, manter a saúde em dia é muito importante.

  • Compartilhar:

A prevenção, o diagnóstico precoce e o combate ao preconceito continuam sendo o melhor tratamento. Portanto, fique atento aos sinais de alerta:

  • O principal fator de risco é a idade, pois 75% dos casos ocorrem após os 65 anos.
  • Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos podem refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares; escolha um estilo de vida que não assuma riscos que podem causar câncer.
  • Gordura corporal em excesso também aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
  • Outros comportamentos e substâncias associados ao desenvolvimento da doença são: exposição a alguns produtos químicos, como aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas.

Em geral, o câncer da próstata não apresenta sintomas em sua fase inicial. Entretanto, é muito importante prestar atenção a alguns sinais da doença, como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, jato urinário fraco ou interrompido, sangue na urina.

E o que fazer para prevenir?

  • Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais – com menos gordura, principalmente a de origem animal – ajuda a diminuir o risco do câncer.
  • Praticar pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado em relação à sua altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
  • A partir dos 50 anos procurar um profissional especializado para avaliação individualizada, tendo como objetivo o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
  • Aqueles com fatores de risco (raça negra ou parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos.

A detecção precoce realizada por rastreamento do câncer (exame de sangue – PSA e ou exame clínico) é uma estratégia utilizada para encontrar um tumor em fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem-sucedido. Ela é feita via avaliação médica por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, em pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Passe essas informações adiante e ajude a salvar vidas. De Guardião pra Guardião, a informação pode vencer o câncer de próstata.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer – Inca, Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto SonHe. Saiba mais em www.sonhe.med.br