Estrela de Natal no alto da árvore. Segurança no topo das prioridades.

  • Compartilhar:

Para Garantir que as festividades ocorram com segurança, uma das ações do Movimento Guardião da Vida, do Grupo CPFL Energia, é alertar para os cuidados com os enfeites durante este período do ano.

Antes de iniciar a decoração em fachadas ou mesmo em árvores de Natal, confira os fios dos pisca-piscas: em que condição estão? Ressecados? Rompidos? Após anos de uso ou por ficarem o ano inteiro guardados, é comum que os cabos de enfeites fiquem danificados. Quando for assim, compre um novo enfeite para não correr riscos de choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios.

Confira as dicas de quem é Guardião da Vida até na hora das festas:

1. Sempre faça a instalação das luzes de Natal com o circuito desligado.

2. Não utilize benjamins e tenha cuidado para não ultrapassar o limite de carga da tomada que liga as lâmpadas.

3. Não faça emendas nos fios do circuito de iluminação de Natal.

4. Distribuir entre diferentes pontos da casa o consumo de energia gerado pela decoração natalina diminui a possibilidade de uma faísca devida a sobrecarga ou superaquecimento dos cabos.

5. Não ligue o enfeite diretamente na rede elétrica externa (da distribuidora de energia).

6. As luzes devem ser desligadas quando não houver alguém na casa ou se os moradores estiverem dormindo.

7. Por serem fontes de calor, as luzes necessitam de acompanhamento contínuo.

8. Evite o contato das lâmpadas com objetos e enfeites inflamáveis como cortinas e tapetes.

9. No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”.

10. Não faça instalação próxima de piscinas ou áreas alagadas.

11. Em áreas sujeitas a chuvas, o consumidor deve procurar aqueles modelos de pisca-piscas que são resistentes à água.

12. Não instala a decoração natalina com mãos ou pés molhados, pois podem gerar risco de choque.

13. Adquira produtos certificados com o selo do Inmetro em lojas especializadas e utilize iluminação à prova d’água em ambiente externo.

14. Não utilize estruturas metálicas próximas da rede elétrica nem suba nos postes ou árvores próximas de redes elétricas para instalar os enfeites.

15. Evite o uso de luzes e piscas que contenham metal, pois esses materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos.

16. Para o comércio ou mesmo as residências com enfeites na fachada, é necessário manter uma distância segura entre a decoração externa e a rede de distribuição de energia elétrica da CPFL ou RGE.

17. Cuidado com as crianças! Elas se sentem atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer acidentes elétricos ao manusearem indevidamente os enfeites.

18. Ao comprar um enfeite novo, opte por produtos que utilizam lâmpadas LED que, apesar de mais caros, duram mais, são mais econômicas e emitem menos calor.

19. Os enfeites também devem ser bem afixados, de forma que não arrebentem durante um temporal, vindo a ser lançados na rede e podendo provocar um curto-circuito. No caso de dúvidas sobre a instalação externa, consulte sempre sua distribuidora de energia.

20. Na dúvida, consulte sempre um eletricista credenciado e habilitado.

É importante também checar as instalações elétricas antes de ligar qualquer produto natalino na tomada. Verifique a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos próprios enfeites.

Usar benjamim ou emenda de fios pode causar superaquecimento. Não faça isso. Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional, é causa comum de danos graves, choques e até a queima da fiação elétrica, com risco de provocar incêndios.

De Guardião pra Guardião, informação pode salvar vidas.

Passe essas dicas adiante e um final de ano iluminado com segurança para todos.