30/06/2021

O JEITO “GUARDIÃO DA VIDA” DE EVITAR ACIDENTES EM ÁREAS RURAIS. E AINDA SALVAR VIDAS.

De Guardião pra Guardião, o assunto é muito importante: a informação. Ou seja, saber quais são os riscos de acidentes nas redes de distribuição e transmissão de energia elétrica em área rural – e como evitar esses riscos – é fundamental pra que esses acidentes não aconteçam.

Mais que isso: como tem sido a sua atitude ao ver um colega de trabalho ou amigo dirigindo um trator, por exemplo, com a haste levantada perto da rede elétrica?

PASSE ESSA MENSAGEM ADIANTE: É PRECISO CONHECER OS RISCOS PRA PODER SE PROTEGER.

Nos últimos anos, a quantidade de acidentes nas áreas rurais vem aumentando.

Na maioria dos casos, eles provocam danos ao sistema elétrico e a interrupção no fornecimento de energia pra população. Já os acidentes mais graves acabam colocando vidas em risco. Muitas vezes, são até fatais.

A gente se preocupa com a sua segurança e a de todos. Por isso, aqui vão algumas dicas e informações muito importantes que orientam sobre prevenção de acidentes envolvendo eletricidade nas áreas de cultivo.

POR FAVOR, LEIA COM MUITA ATENÇÃO. TODAS ESSAS INFORMAÇÕES SÃO IGUALMENTE IMPORTANTES.

  • Cuidado pra não transitar debaixo da rede elétrica com qualquer tipo de equipamento ou objetos como tubos, bambus, vergalhões, pulverizadores com hastes erguidas, evitando o contato com a rede elétrica. Essa é uma das principais causas de acidentes.
  • Não direcione os jatos dos aspersores de irrigação sobre a rede elétrica.
  • Evite colisões em postes, torres e estais (cabos de aço que prendem o poste ao chão).
  • Nunca carregue, descarregue nem amarre a carga do caminhão enquanto estiver posicionado próximo da rede elétrica. Assim, é possível evitar o contato por meio dos objetos utilizados nesse procedimento.
  • Fique atento à forma correta de usar os implementos agrícolas.
  • O trânsito de caminhões e outros veículos agrícolas, dentro da área de colheita, também pode provocar acidentes, se feito de maneira indevida.
  • Evite cargas muito elevadas nos veículos: elas podem atingir as redes dentro da lavoura.
  • Caso seja necessária a elevação da rede, entre em contato conosco.
  • Nas redes de distribuição, deixe um espaço mínimo de 5 metros de cada lado do poste.
  • A distância varia entre 10 e 15 metros de cada lado da torre, dependendo do tipo de rede. Procure a orientação da RGE.
  • O padrão de altura abrange a distância do solo ao cabo. Nas linhas de distribuição, deve ser de 6 metros, e de 6,5 metros para as linhas de transmissão.

O desconhecimento ainda é uma das maiores causas de acidentes com redes elétricas.

Passe essa mensagem adiante a todos que trabalham com você: quanto mais Guardiões da Vida ajudando a olhar pela segurança no campo, menos chances de um acidente acontecer.

Se você tiver qualquer dúvida, não arrisque. Conte sempre com a orientação e o apoio do Grupo RGE.