MAIS DO QUE UMA CAMPANHA, UMA CAUSA.

BLOG
PODA

ÁRVORES E REDE ELÉTRICA: SAIBA TODOS OS CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER

01/10/2019 12:26 PM
ÁRVORES E REDE ELÉTRICA: SAIBA TODOS OS CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER

“A morte de um homem por causa de um choque elétrico é mais um sinal de alerta para os perigos com podas de árvores próximas da rede elétrica*”

Esse é um tipo de notícia que ninguém gosta de ler. E ela é mais frequente do que você imagina. Muita gente sofre acidentes, inclusive fatais, por conta de negligência ou até desinformação. No caso da vítima da matéria acima, ele teria encostado a serra manual que utilizava para podar a árvore em um dos fios da rede elétrica. Um pequeno descuido, em questão de segundos, que poderia ter sido evitado se ele não tivesse usado um objeto metálico para cortar galhos que estavam próximos dos fios. Negligência ou desinformação?

“Sou podador e, mesmo sendo profissional, eu não me descuido.Eu sei que não devo podar árvores perto de redes elétricas porque um choque pode ser fatal”

Este depoimento é do Gustavo, podador e Guardião da Vida. Em poucas palavras ele resume TUDO: podar árvores pode matar.

Mas como informação que salva vidas nunca é demais, vamos falar mais um pouco sobre isso? Aqui vão algumas dicas MUITO IMPORTANTES sobre poda de árvores e que precisam ser levadas a sério:

• A poda de árvores é uma atividade que envolve vários riscos à integridade das pessoas que realizam este serviço.

• JAMAIS pode árvores que estejam próximas à rede elétrica.

• Só profissionais habilitados e capacitados podem fazer isso.

• Chame a CPFL ou a sua distribuidora de energia para fazer uma avaliação, caso os galhos estejam próximos à fiação.

• A responsabilidade pelas podas é da Prefeitura Municipal. O Grupo CPFL realiza podas apenas quando os galhos estão próximos à rede elétrica.

• Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação técnica de nossa equipe.

• Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Neste caso, se houver interrupção no fornecimento de energia, entre em contato pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia.

*Fonte: Jornal e Revista O Mensageiro29 de outubro de 2018.

VEJA TAMBÉM