MAIS DO QUE UMA CAMPANHA, UMA CAUSA.

BLOG
TEMPESTADE

Tempestade não dá pra evitar. Acidente, dá.

28/01/2020 21:29 PM
Tempestade não dá pra evitar. Acidente, dá.

Saiba como se proteger e evitar acidentes com rede elétrica durante a temporada de chuvas no verão.

Todo mundo sabe: verão é a estação do ano com maior incidência de ventos e chuvas fortes e, por consequência, de raios e descargas elétricas atmosféricas.

O que nem todo mundo sabe é que justamente por isso é preciso redobrar a atenção com a segurança em relação à rede elétrica.

A queda de árvores e outros objetos na rede, por exemplo, pode causar o rompimento dos cabos de energia e até destruir os postes, provocando grandes danos na rede elétrica. Além do desabastecimento de energia, a fiação solta pode ocasionar acidentes graves.

Cabo rompido ou caído no chão é perigoso. Nesse caso, informe o serviço emergencial da distribuidora o quanto antes, através do nosso site www.cpfl.com.br

Fios caídos no chão: mantenha distância

É importante ficar o mais longe possível do local onde os fios caíram. Além de entrar em contato com a distribuidora, se possível ligue também para os bombeiros.

Outra precaução é JAMAIS tentar mexer no fio partido, muito menos utilizando qualquer objeto com cabo de madeira ou haste metálica: o risco de choque elétrico é enorme.

Uma das regras mais importantes em caso de cabo caído:

Se o cabo caiu em cima de um carro com alguém dentro, a pessoa não deve sair de dentro do veículo e ninguém deve se aproximar para tentar prestar socorro. O melhor a fazer é aguardar a chegada dos funcionários da sua distribuidora e do corpo de bombeiros.

QUANDO O ASSUNTO É A SUA SEGURANÇA, A GENTE PREFERE CHOVER NO MOLHADO E REPETIR O QUE JÁ FOI DITO.

Tempestades ou chuvas fortes? Saiba o que fazer e o que não fazer.

• Durante a incidência de raios, a CPFL Paulista recomenda ficar sempre longe de árvores e postes de luz - veículos são abrigos adequados, já que bloqueiam a eletricidade.

• Durante chuvas com descargas atmosféricas, não realizar nenhum tipo de obra em fachada externa. Além do risco de escorregar, os rolos de pintura com haste metálica podem ser atingidos por raios, causando acidentes.

• Não empinar pipa em dias de chuva, principalmente com linhas chilena e cerol, por também conduzirem eletricidade.

• Com a possibilidade de inundações por conta de chuvas fortes, a distribuidora recomenda que, em caso de água elevada próxima à altura de tomadas, o ideal é que os disjuntores das residências sejam desligados para evitar que a corrente de energia atravesse a água.

• Durante a incidência de raios, não é recomendado utilizar aparelhos que estejam ligados na tomada, incluindo telefones celulares que estejam conectados ao carregador e telefones fixos. Recomenda-se evitar contatos com objetos que possuam estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras.

• Não mude a chave (verão/inverno - fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado e principalmente nos dias em que estiverem ocorrendo descargas atmosféricas. Se tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio de terra) na instalação. Nesses casos, é preciso chamar um técnico capacitado para realizar os ajustes necessários.

• Em zonas rurais, evitar ficar próximo às cercas metálicas durante tempestades e raios.

VEJA TAMBÉM