MAIS DO QUE UMA CAMPANHA, UMA CAUSA.

BLOG
COMUNIDADE

"GATO" TODO MUNDO SABE O QUE É. MAS VOCÊ QUE SABIA QUE É CRIME? E AINDA PODE COLOCAR VIDAS EM RISCO?

30/07/2020 15:23 PM
"GATO" TODO MUNDO SABE O QUE É. MAS VOCÊ QUE SABIA QUE É CRIME? E AINDA PODE COLOCAR VIDAS EM RISCO?

Nem todo mundo sabe, mas ligação clandestina, o famoso “gato”, é crime com pena de reclusão de até 4 anos.

O furto de energia, assim como o de cabos, é um crime previsto no Artigo 155 do código Penal Brasileiro. E, ao contrário do que muitos imaginam, não traz perdas apenas para as distribuidoras. Os maiores lesados são os próprios clientes que arriscam sua vida e ainda recebem uma energia de má qualidade.

Mas tem algo ainda mais sério sobre essa prática de alguns: o “gato” é perigoso. Tão perigoso que pode causar choques, curto circuitos e incêndios, e colocar muitas vidas em risco. Imagine uma comunidade inteira sofrendo as consequências do ato inconsequente do vizinho que resolver furtar energia fazendo uma ligação clandestina?

Ou seja, o "gato" é perigoso não só para quem pratica, mas também para os vizinhos, uma vez que pode causar acidentes graves e até fatais.

A GENTE SÓ TEM UMA VIDA: NÃO ARRISQUE A SUA.

Se você conhece alguém que faz isso, algum conhecido, vizinho, parente, seja você também um Guardião da Vida. Compartilhe essas informações, explique que a prática é ilegal e muito perigosa. Não vale a pena o crime, não vale a pena o risco. A economia que se tem fazendo ligações clandestinas de energia não compensa perder nosso bem de maior valor, a vida.

DICAS IMPORTANTES:

- Furtar energia é ilegal e dá cadeia.

- Nunca suba em postes da rede elétrica.

- Mantenha distância dos fios partidos ou caídos.

- Faça a sua parte e denuncie todos os tipos de ligações clandestinas para a distribuidora de sua região.

VEJA TAMBÉM