MAIS DO QUE UMA CAMPANHA, UMA CAUSA.

BLOG
SEGURANÇA

Tempestade não dá pra evitar. Acidente, dá.

01/10/2020 11:57 PM
Tempestade não dá pra evitar. Acidente, dá.

Todo mundo sabe que dias de ventos e chuvas fortes, a incidência de raios e descargas elétricas atmosféricas é muito maior.

O que nem todo mundo sabe é que justamente por isso é preciso redobrar a atenção com a segurança em relação à rede elétrica.

A queda de árvores e outros objetos na rede, por exemplo, pode causar o rompimento dos cabos de energia e até destruir os postes, provocando grandes danos na rede elétrica. Além do desabastecimento de energia, a fiação solta pode ocasionar acidentes graves.

Cabo rompido ou caído no chão é perigoso. Nesse caso, informe o serviço emergencial da distribuidora o quanto antes, através do nosso site www.cpfl.com.br

EM CASO DE CHUVAS E TEMPESTADES, SEJA SEMPRE UM GUARDIÃO DA VIDA.

Fios caídos no chão: mantenha distância.

É importante ficar o mais longe possível do local onde os fios caíram. Além de entrar em contato com a distribuidora, se possível ligue também para os bombeiros. Outra precaução é JAMAIS tentar mexer no fio partido, muito menos utilizando qualquer objeto com cabo de madeira ou haste metálica: o risco de choque elétrico é enorme.

Uma das regras mais importantes em caso de cabo caído:

Se o cabo caiu em cima de um carro com alguém dentro, a pessoa não deve sair de dentro do veículo e ninguém deve se aproximar para tentar prestar socorro. O melhor a fazer é aguardar a chegada dos funcionários da sua distribuidora e do corpo de bombeiros.

QUANDO O ASSUNTO É A SUA SEGURANÇA, A GENTE PREFERE CHOVER NO MOLHADO E REPETIR O QUE JÁ FOI DITO.

Tempestades ou chuvas fortes? Saiba o que fazer e o que não fazer.

- Durante a incidência de raios, fique sempre longe de árvores e postes de luz - veículos são abrigos adequados, já que bloqueiam a eletricidade.

- Não execute nenhum tipo de obra em fachada externa. Além do risco de escorregar, os rolos de pintura com haste metálica podem ser atingidos por raios, causando acidentes.

- Não empine pipa em dias de chuva, principalmente com linhas chilena e cerol, por também conduzirem eletricidade.

- Com a possibilidade de inundações por conta de chuvas fortes, em caso de água elevada próxima à altura de tomadas, o ideal é que os disjuntores sejam desligados para evitar que a corrente de energia atravesse a água.

- Não utilizar aparelhos que estejam ligados na tomada, inclusive celulares. Aliás, o ideal mesmo é desligar todos os aparelhos elétricos e eletrônicos das tomadas.

- Evite contato com objetos que possuam estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras.

- Não mude a chave (verão/inverno - fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado e principalmente nos dias em que estiverem ocorrendo descargas atmosféricas. Se tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio de terra) na instalação. Nesses casos, é preciso chamar um técnico capacitado para realizar os ajustes necessários.

- Em zonas rurais, evite ficar próximo às cercas metálicas durante tempestades e raios.

VEJA TAMBÉM