MAIS DO QUE UMA CAMPANHA, UMA CAUSA.

TODO HOMEM TEM QUE SER GUARDIÃO DA PRÓPRIA VIDA: FAÇA OS EXAMES PREVENTIVOS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

03/11/2020 11:57 PM
TODO HOMEM TEM QUE SER GUARDIÃO DA PRÓPRIA VIDA: FAÇA OS EXAMES PREVENTIVOS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o segundo mais comum nos homens no Brasil e o segundo que mais mata. Por isso, mesmo em tempos de pandemia, é muito importante manter a saúde em dia.

Se você tem a partir de 50 anos, vá ao médico e faça os exames preventivos de câncer de próstata.

A prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo o melhor tratamento.

TUDO O QUE UM GUARDIÃO DA VIDA PRECISA SABER SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA.

O principal fator de risco é a idade, sendo que 75% dos casos ocorrem após os 65 anos.

Os exames mais indicados são o toque retal e a análise sanguínea do PSA, que devem ser realizados todos os anos por homens acima de 50 anos de idade, com exceção de homens que têm maior risco (com histórico familiar de câncer de próstata na família, negros e obesos), que devem realizar os exames aos 45 anos.

EXAME DE TOQUE: APENAS ALGUNS SEGUNDOS PODEM SALVAR MUITOS ANOS DE VIDA.

Quando são encontradas alterações nesses dois exames, o médico pode solicitar outros, como a medição do jato de urina, ultrassonografia transretal, exame de urina PCA3 e a biópsia.

O QUE FAZER SE O PACIENTE FOR DIAGNOSTICADO COM CÂNCER DE PRÓSTATA?

1. O primeiro passo é consultar um oncologista.

2. O segundo passo é a classificação de risco da doença, feita pelo médico, que está diretamente relacionada com as chances de cura, sobrevida e que direciona para o melhor tratamento. O câncer de próstata pode ser classificado em grupos de muito baixo risco, baixo risco, risco intermediário e alto risco, de acordo com a Escala de Gleason.

3. Após essa classificação, o paciente é avaliado de forma individual, respeitando sua idade, antecedentes pessoais, disponibilidade de acesso a tratamento e seus desejos quanto aos resultados esperados, permitindo assim escolher a melhor forma de tratamento.

As opções de tratamento estão cada vez mais eficazes e com menos efeitos colaterais, ajudando na cura e prolongando o tempo e a qualidade de vida nos casos mais avançados. Por isso é essencial fazer os exames preventivos regularmente.

SE DIAGNOSTICADO PRECOCEMENTE, O CÂNCER DE PRÓSTATA PODE TER CURA.

Compartilhe essas informações com quem você ama.

Fonte: Instituto SonHe. Saiba mais em www.sonhe.med.br

VEJA TAMBÉM