Natal é pra ser só alegria, então antes de decorar a fachada da sua casa ou montar sua árvore de Natal, fique ligado nestas dicas:
- Confira como estão os fios dos pisca-piscas. Se eles estiverem ressecados ou rompidos, podem provocar choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios.
- Sempre desligue o circuito elétrico antes de instalar as luzes de Natal.
- Não utilize adaptadores nas tomadas (benjamins) e tenha cuidado para não ultrapassar o limite de carga da tomada que liga as lâmpadas.
- Não faça emendas nos fios do circuito de iluminação de Natal.
- Distribua o consumo de energia gerado pela decoração natalina entre diferentes pontos da casa. Assim você diminui a possibilidade de uma faísca provocada por sobrecarga ou superaquecimento dos cabos.
- Não ligue o enfeite diretamente na rede elétrica externa (da distribuidora de energia).
- As luzes devem ser desligadas quando não houver alguém na casa ou se os moradores estiverem dormindo. Por serem fontes de calor, as luzes necessitam de acompanhamento contínuo.
- Evite o contato das lâmpadas com objetos e enfeites inflamáveis como cortinas e tapetes. No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”.
- Não faça instalação próximo de piscinas ou áreas alagadas.
- Em áreas sujeitas a chuvas, só use modelos de pisca-piscas resistentes à água.
- Não instale a decoração natalina com mãos ou pés molhados, pois há risco de choque.
- Adquira produtos certificados com o selo do Inmetro em lojas especializadas.
- Não utilize estruturas metálicas próximo da rede elétrica, nem suba nos postes ou árvores próximas das redes para instalar os enfeites.
- Evite o uso de luzes e pisca-piscas que contenham metal, pois esses materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos.
- Para o comércio ou residências com enfeites na fachada, é necessário manter uma distância segura entre a decoração externa e a rede de distribuição de energia elétrica da CPFL ou RGE.
- Cuidado com as crianças! Elas se sentem atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer acidentes elétricos ao manusearem indevidamente os enfeites.
- Ao comprar um enfeite novo, escolha produtos que utilizam lâmpadas LED, que, apesar de mais caras, duram mais, são mais econômicas e emitem menos calor.
- Os enfeites também devem ser bem afixados, de forma que não arrebentem durante um temporal, vindo a ser lançados na rede e podendo provocar um curto-circuito. No caso de dúvidas sobre a instalação externa, consulte sempre sua distribuidora de energia.
- É importante checar as instalações elétricas antes de ligar qualquer produto natalino na tomada. Verifique a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos próprios enfeites.
Na dúvida, consulte sempre um eletricista habilitado. Seguindo essas dicas, o final de ano será iluminado e muito seguro.
E como Natal é época de compartilhar, compartilhe também essas dicas para que todos passem as festas em segurança.
E, em caso de qualquer dúvida, chame o Guardião no Zap!
Desejamos boas festas e um feliz 2025.