Tempestade não dá pra evitar. Acidente, dá.

  • Compartilhar:

Todo mundo sabe que dias de ventos e chuvas fortes, a incidência de raios e descargas elétricas atmosféricas é muito maior.

O que nem todo mundo sabe é que justamente por isso é preciso redobrar a atenção com a segurança em relação à rede elétrica.

A queda de árvores e outros objetos na rede, por exemplo, pode causar o rompimento dos cabos de energia e até destruir os postes, provocando grandes danos na rede elétrica. Além do desabastecimento de energia, a fiação solta pode ocasionar acidentes graves.

Cabo rompido ou caído no chão é perigoso. Nesse caso, informe o serviço emergencial da distribuidora o quanto antes:

CPFL Paulista: 0800 010 1010
CPFL Piratininga: 0800 010 2570
CPFL Santa Cruz: 0800 772 2196
RGE: 0800 970 0900

Após notificar a CPFL, aguarde o atendimento longe da rede elétrica.

Assista ao vídeo abaixo e compartilhe essa informação. Seja um Guardião da Vida.

Tempestades ou chuvas fortes? Saiba o que fazer e o que não fazer.

  • Durante a incidência de raios, fique sempre longe de árvores e postes de luz - veículos são abrigos adequados, já que bloqueiam a eletricidade.
  • Não execute nenhum tipo de obra em fachada externa. Além do risco de escorregar, os rolos de pintura com haste metálica podem ser atingidos por raios, causando acidentes.
  • Não empine pipa em dias de chuva, principalmente com linhas chilena e cerol, por também conduzirem eletricidade.
  • Com a possibilidade de inundações por conta de chuvas fortes, em caso de água elevada próxima à altura de tomadas, o ideal é que os disjuntores sejam desligados para evitar que a corrente de energia atravesse a água.
  • Não utilizar aparelhos que estejam ligados na tomada, inclusive celulares. Aliás, o ideal mesmo é desligar todos os aparelhos elétricos e eletrônicos das tomadas.
  • Evite contato com objetos que possuam estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras.
  • Não mude a chave (verão/inverno - fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado e principalmente nos dias em que estiverem ocorrendo descargas atmosféricas. Se tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio de terra) na instalação. Nesses casos, é preciso chamar um técnico capacitado para realizar os ajustes necessários.
  • Em zonas rurais, evite ficar próximo às cercas metálicas durante tempestades e raios.
  • Em caso de alagamento, se seu medidor de luz for atingido, chame sempre a CPFL para desligar a sua energia.